Vale Fertil
Socioambiental

AMBIENTAL

Tratamento de Efluentes:

Nesses últimos anos houve um aumento na consciência das indústrias em relação à prevenção do meio ambiente. A Vale Fértil tem investido no tratamento de seus efluentes que são gerados durante o envase de azeitonas, azeites e conservas em geral.

Uma série de procedimentos é seguida para atingir com eficiência a descontaminação dos efluentes, como:

Casa química, que armazena e prepara os produtos para dosagem de controle do pH do tanque de equalização;

Peneira de limpeza manual, usada para retirar componentes sólidos do efluente. Pelas peneiras ocorre uma redução de carga de 10-20%;

Tanque de equalização, onde a correção do pH ocorre. O efluente gerado na Vale Fértil é ácido e a correção é realizada com cal;

Lagoa Anaeróbica, onde ocorre a degradação da matéria orgânica por microrganismos anaeróbicos. A eficiência de remoção é de aproximadamente de 30%;

Lagoa Aerada, responsável pela degradação da matéria orgânica por microrganismos aeróbicos. O oxigênio é fornecido por aeradores e a eficiência de remoção é de aproximadamente 70%;

Tratamento físico-químico, responsável pela sedimentação de forma mais acelerada, utilizando coagulantes e floculantes. Os dois produtos auxiliam na decantação dos sólidos;

Decantador, que realiza a sedimentação dos sólidos e o sobrenadante é a água tratada do sistema de tratamento.

Por fim, utiliza-se a calha Parshall para a medição da vazão da água tratada em m³/h, verificando-se uma redução de 149% na matéria orgânica. Isto mostra a eficiência e vantagens de se ter uma estação de tratamento de efluentes em uma empresa.

SOCIAL

Paraná Clube / Vale Fértil – Apaixonados por Futsal

Além de se preocupar com o Ambiental, a Vale Fértil também trabalha pelo Social, com o patrocínio da equipe de Futsal do Paraná Clube.

Veja mais em:

futsal.paranaclube.com.br

Histórico da colaboração Paraná Clube / Vale Fértil

Em 1989, os dirigentes do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar um passo inovador no futebol brasileiro: juntas as forças das duas instituições para formar um novo e promissor clube. Nasceu assim o Paraná Clube. Mas no futsal, o Tricolor começou a brilhar muito antes, quando ainda se chamava Pinheiros.

A história vitoriosa do Paraná Clube no futsal passa por Carlos Deodoro Chiurato, ou simplesmente Carlão, que implantou todas as categorias de futebol de salão no clube, do sub-07 ao adulto. De 1975 a 2003, o comandante do futsal paranista conquistou inúmeros títulos, transformando o Tricolor em um dos principais clubes deste esporte do Estado do Paraná.

Hoje, o futebol de salão do Paraná Clube vive outro grande momento. Com o forte patrocínio da empresa Vale Fértil, desde junho de 2006, o Tricolor segue colhendo bons frutos dentro das quadras. As principais conquistas surgiram no ano que se iniciou a parceria, com a conquista do Campeonato Metropolitano sub-20 e adulto. Em 2007, o Paraná Clube/Vale Fértil conquistou a Taça Paraná das categorias sub-07, sub-17 e sub20 e ainda o Campeonato Metropolitano das categorias sib-17, sub-20 e adulto.

Comprovando ainda mais o crescimento da parceria entre o Paraná Clube e a Vale Fértil, o Tricolor conseguiu, em 2008, o vice-campeonato da Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal e, consequentemente a vaga na Série Ouro do ano seguinte. Já na elite do futsal paranaense, em 2009, o time paranista conseguiu boa participação, terminando na décima posição.

Ainda no final da temporada de 2009, o futsal do Paraná Clube/Vale Fértil começou a desbravar o território estadual, com a conquista da Liga Sul de Futsal de forma brilhante, vencendo todos os jogos na competição regional, que foi disputada no Rio Grande do Sul. Este título deu ao Tricolor o direito de disputar a Superliga Nacional de Futsal. Com boas atuações, o time paranista foi o quarto melhor time da competição nacional, que aconteceu em Betim, Minas Gerais.

  • Fique por dentro das novidades da Vale Fértil

Sapiens gerenciamento
de sistemas

Rua João Andriguetto, 271 - São José dos Pinhais - Paraná
Fone: (41) 2101-8000
SAC 0800 7020912
sac@valefertil.com.br